sábado, 19 de abril de 2014

O Movimento "Arts and Crafts" - A Abertura ao Modernismo

A filosofia estética do Movimento Arts & Crafts foi parcialmente influenciada pela Arte Medieval, intimamente ligada ao Movimento da pintura Pré-Rafaelista.

O Movimento “Arts & Crafts inspirou e contagiou artistas Europeus através das feiras, revistas e visitas a exposições.


O Movimento “Arts and Crafts” veio contestar os efeitos negativos e principalmente como reação a confusão moral, social e artística provocados pela Revolução Industrial.  Em contrapartida incentivava o retorno a qualidade dos produtos e conceitos, dos desenhos e formas assim como a valorização da mão de obra qualificada, rejeitando a produção de massa das mercadorias.

Visto como uma transição do Período Vitoriano para o Estilo Art Nouveau e ao mesmo tempo uma contestação caracterizado por temas de natureza orgânica,  liderado por alguns artistas daquela época,  evoca profunda evolução de conceitos e valores arraigados na sociedade da época e como todo processo de transformação há uma construção de  etapas a serem vencidas. Mudanças acontecem quando temos conscientização do momento,  identificamos caminhos com vislumbre do futuro.  Há séculos havia uma imposição de padrões rígidos culturais, artísticos, sociais e religiosos determinados por uma minoria. Em consequência deste cansaço e com o advento da Revolução Industrial estabeleceu-se uma confusão de valores. 

O  Movimento Arts and Craft exigiu transformações essenciais de conceitos e foi o veículo que permitiu mudanças para o modernismo.

Necessário se faz mencionar importantes líderes ingleses deste movimento.

William Morris é o personagem central  do Movimento Arts and Crafts na Inglaterra que descontente com a qualidade e desenho do mobiliário Vitoriano passou a desenhar e supervisionar a produção de móveis, vidros e tapeçaria de sua residência, também conhecida como Red House levando-o em 1861 a se estabelecer com seis amigos a empresa de arte e decoração Morris, Marshall, Falkner and Company, mais tarde Morris & Company em 1875. 

Por outro lado teve como inspirador filosófico do Movimento, John Ruskin.


John Ruskin  escritor, professor de Oxford, crítico de arte e  arquitetura e vigoroso defensor de mudanças sociais da época e principalmente a Vitoriana. Ruskin compartilhava e também rejeitava a economia mercantil. Questionava o mau gosto da produção de massa, a falta de honestidade de artesãos, defendendo o princípio que os serviços dos artesãos deveriam servir a uma sociedade e não somente a um resultado comercial financeiro.

O Movimento Arts and Crafts  tinha como objetivo  promover entendimento e aproximação entre a arte e a indústria introduzindo alto padrão artístico de qualidade aos produtos, valorizando a experiência adquirida pelos artesãos inspirados pelo meios desenvolvidos e absorvidos nos períodos anteriores na Renascença e Idade Média, que haviam proporcionado valorosa  qualificação profissional.

Em síntese, o Movimento Arts and Crafts após 1880 com  Wiiliam Morris,  inspirado pelas teorias sociais de John Ruskin,   expressava  descontentamento das formas impostas pelo maquinário da Revolução Industrial. Denunciavam a uniformidade dos produtos, defendiam a criatividade humana, a utilização de materiais tradicionais, o romantismo, a preservação das origens folclóricas e todas as expressões manuais.

Na Europa de 1880 e 1890, artistas formavam associações em oposição a regras impostas pelas instituições dominantes. Havia consenso na insatisfação pela predominância dos padrões industriais afetando todos os segmentos de produção e não há uma linha divisória neste processo. Podemos considerar o Movimento Arts and Crafts de uma forma mais abrangente, iniciando-se  em 1880-1917 aproximadamente.

Foi através do Estilo Art Nouveau  por volta de 1893 que a arquitetura, mobiliário e a forma dos objetos foi expressada,  utilizando formas curvilíneas claramente inspiradas nos elementos da natureza e visto como um meio de transformação e renovação no ambiente global,  sendo imprescindível que arquitetos e designers tivessem a contribuição técnica de “artesãos experts” para execução dos produtos, manifestando assim o novo conceito.

Eclode então o Estilo “Art Nouveau”. 

Nota: 
Os Blogs antiques-design possuem focos específicos e se complementam. Se aprecia nossas publicações visite os demais Blogs e nosso Canal no Google.

http://blog-antiquesdesign.blogspot.com.br/
http://investir-antiquesdesign.blogspot.com.br/
http://ad-investment.blogspot.com.br/

Posted by Nazira Pires Amado 18.04.2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário