sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

De onde vem o Design?


Um dos objetivos de nossos Blogs é oferecer aos leitores informação confiável.  

O entendimento do que é realmente Design, de que trata o Design no Brasil é por demais  distorcida.       Em geral, o que não conseguem classificar ou identificar chamam de Design. Sendo  um tema que requer muito mais cultura, conhecimento e compreensão dos processos que precederam ao Design, torna-se refém de especuladores. Não buscam  leitura e informação.
Há inúmeras publicações sobre Design no exterior e há algumas no Brasil.

Se você caminhar pelas ruas, em qualquer cidade da Europa e principalmente nos Países Escandinavos, perguntar a um pré-adolescente o que é Design, terá não só uma resposta positiva como lhe indicará onde há lojas de Design, que o irmão é Designer, e outras respostas, mostrando total familiaridade com o tema. Estamos certos que se trata de um problema cultural.

Para entender o Design que hoje desfrutamos em nossa vida contemporânea é preciso olhar para séculos atrás quando houveram  processos importantes de mudanças que propiciaram o advento do Design.

Abordaremos os processos que antecederam ao Design em síntese por não ser nosso foco, apenas como entendimento mais amplo do processo histórico, fatos  e acontecimentos envolvidos.

O homem vai construindo sua história deixando digitais e contribuindo para gerações futuras. 
Chegar ao Design só foi possível porque houveram  transformações.

Revolução Industrial   >  Movimento Arts and Crafts   >  Design

A Vida no Campo e o Trabalho

Desde a Idade Média a sociedade estava estruturada para trabalhar em todas as atividades em sistema rural. Vivia-se no campo e do campo.

Tradicionalmente, o trabalho manual era assimilado através de estágios.  

Jovens por volta de 9/12 anos eram “os aprendizes”, que sob a tutela de mestres se profissionalizavam.  Com o advento do motor e das máquinas substituindo o trabalho manual(artesãos), apesar da perda da qualidade, venceu a velocidade da máquina.  

A Revolução Industrial - Síntese

Até o início do Século XVIII o povo subsistia da agricultura, enfrentando difíceis condições  climáticas, repetindo padrões de seus ancestrais e governados pela minoria social e política da elite.
Nos 150 anos subsequentes houve uma explosão de novas  idéias  e  invencões tecnológicas que proporcionaram um desenvolvimento industrial e países urbanizados.

Vários foram os fatores que contribuíram com a situação econômica, política e intelectual.
Esta transformação conhecida como Revolução Industrial se iniciou na Inglaterra.

Construiu-se rodovias, estradas de ferro, canais, cidades expandiram, fábricas desenvolveram,  período que se seguiu do Século XVIII ao XIX com grandes mudanças na agricultura, manufatura, mineração, transporte e tecnologia estendendo-se para  Europa, América do Norte e o mundo.

Mudança do trabalho e economia de base animal para maquinário, mecanização de indústrias têxteis, desenvolvimento técnico, aumento no uso de carvão refinado propiciando expansão comercial pelo uso de canais, poder naval e aumento de rodovias e estradas de ferro.

A idéia de “fazer lucros” impulsionou a Revolução Industrial.  Havia um consenso na motivação de encontrar soluções, a população crescia e com ela a demanda de consumo.

Invenções como o motor de Thomas Newcomen em 1712 tornando as minas viáveis  econômicamente,  Isaac Newton com a força da gravidade, Robert Boyle com o gás e suas propriedades.

Proliferavam  idéias científicas, tecnológicas e a Inglaterra como  os demais países europeus não sofria pressão por parte da Igreja ou do Estado.
Era a Idade da Razão em que a visão estabelecida de que o mundo foi criado por Deus, era desafiado a cada conquista científica provando os princípios da natureza.

O sistema de governo parlamentarista que sucedeu a Revolução de 1688-1889 proporcionou segurança aos investimentos dando suporte favorável as taxações à expansão econômica. Comerciantes podiam investir e ter seus lucros sem muita interferência do Governo. Como nunca o Parlamento Britânico adquiriu maior independência da monarquia, enquanto na França, embora tendo expoentes no campo da ciência, havia uma monarquia dominante que controlava a vida política e social.

O governo investia na Marinha Naval e encorajava investidores privados a comercialização. Mercadorias vinham através da Companhia da Índias, tabaco da América,  especiarias da Índia e chá da Índia.

O suporte e atuação naval e as colônias, foram vitais no processo da Revolução Industrial dominando o comércio Trans-Oceânico.

A Revolução Industrial deu início a era do crescimento econômico per-capita na economia capitalista, considerado o mais importante acontecimento na história da humanidade, desde a domesticação dos animais e plantas.

Cerca de 1815 a Inglaterra era o mais poderoso Império do Mundo.

Fatos correlacionados.  Início do Século XIX

Família Real Portuguesa chega ao Brasil(Bahia) em 1808
A Coroa Portuguesa tinha relações comerciais estreitas com Inglaterra
França e Inglaterra disputavam a liderança na Europa
Napoleão Bonaparte decreta o Bloqueio Continental contra Inglaterra

Próximo Post abordaremos  o  "Movimento Arts and Crafts".

Posted by Nazira Pires Amado

Um Olhar... Na Cultura, Arte, "Antiques" Século XVIII-XIX






                                          






Nenhum comentário:

Postar um comentário